Quais são os programas de milhas?

Uma das opções mais comum para conseguir viajar de graça são as milhas de viagem, mas para isso você precisa se inscrever nos programa de milhas. Nesse post vou falar sobre eles, quais são, como se cadastrar, como acompanhar seus pontos e também como aproveitar as vantagens em se cadastrar em vários programas.

Como funciona os programas de milhas?

Cada real que você gasta no cartão de crédito ele gera uma recompensa para você que é denominada em forma de pontos. Então conforme você vai comprando e usando o cartão você vai ganhando pontos que são disponibilizados em algum programa de milhas.

Cartões de marcas geram milhas?

Antes de falar dos programas de milhas é importante falar dos cartões private label, eles não geram nenhum ponto para o consumidor. Por tanto quando puder fuja desses cartão que não dão nenhum benefício adicional para seus clientes.

O que é um cartão Private Label?

São aqueles que são oferecidos por marcas conceituadas no mercado, por exemplo: Casas Bahia, Renner, Riachuello, Marisa e muitas outras que seguem o mesmo modelo, a única coisa que esses cartões vão oferecer são prazos longos para pagamento.

Cartões dos Bancos tem seu próprio programa de milhas

Os principais bancos brasileiros tem programas próprios de milhas, onde você adere ao programa e automaticamente cada real gasto você ganha um ponto, dois ou três dependendo do tipo de cartão de crédito que você tem.

Vou começar a falar dos Cartões de Créditos dos Bancos e seus programas de fidelidade.

Santander Esfera (Banco Santander)

O Banco Santander tem o Santander Esfera como programa de fidelidade para seus clientes. Assim a cada compra no seu cartão você junta pontos que podem ser trocados por produtos, serviços, experiência e viagens, seja pacotes ou só passagens aéreas.

Sempre Presente (Banco Itaú)

Segue a mesma ideia do Santander Esfera, reuni todos os seus cartões em seu plano de fidelidade. Lá você pode aproveitar para comprar, produtos, serviços e viagens.

Programa de pontos Banco do Brasil

O Banco do Brasil não tem um programa específico de fidelidade, mas não significa que seja ruim. Você pode transferir esses pontos diretos para programas de pontos que vou falar mais embaixo como: Livelo, Dotz, Tudo Azul, Smiles, Multiplus, Victoria e Amigo.

Programa de pontos Caixa Econômica

A Caixa Economica você pode escolher onde serão resgastados os pontos além dos programas das companhias aereas, Tudo Azul, Smiles, Multiplus, Victoria e Amigo.

Programa de pontos Bradesco

O Banco Bradesco não tem um programa específico de fidelidade, eles tem uma parceria com Livelo, onde é enviados todos os pontos do cartão para lá.

Programa de pontos independentes

Programas de pontos independentes são aqueles que não são viencculados a nenhum banco e nenhuma companhia aerea. Que atualmente, destaco três: Dotz, Livelo e Netpoints.

Dotz

O Dotz é um programa de pontos independemente onde seu principal parceiros no cartão de crédito é o Banco do Brasil que direciona seus pontos do cartão de crédito automaticamente após a primeira adeseão. Além do Banco do Brasil, o Banco Pan e o Programa Esfera também tem parceria.

Livelo

A Livelo também é um programa de pontos independente que tem como seu principal parceiros no cartão de crédito o Banco Bradesco. Mas além do banco você pode transferir através dos parceiros aéreos nacionais e internacionais.

Netpoints

Usa os cartões da BV Financeira para gerar pontos, talvez o único Private Label que gere pontos, mas em relação aos outros cartões tem vantagens muito abaixo do que os outros oferecem.

Programas de milhas vinculados a companhias aéreas

Multiplus

É o programa de milhas da LATAM. Onde você acumula milhas através do voos que você faz pela LATAM e também por voos das companhias membro da Oneworld.

Smiles

Já o Smiles está associado ao programa de milhas da GOL. Então além de ganhar milhas por voar pela companhia, você pode ganhar voando companhais parceiras.

Companhias parceiras da Smiles

GOL, Delta, Air France, KLM, Qatar, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP, Alitalia, Copa, Korean, Air Canada, AeroMexico e Emirates.

Parceiros Smiles

A Smiles tem parceria com a Localiza hertz, Shell Box, Wine, Ingresso Rápido e Uber para você acumular milhas.

Cartão de Crédito Smiles

O cartão de crédito da Smiles é uma boa opção para quem quer começar no mundo das milhas, ele além de gerar pontuação para Smiles você pode ter direito a Sala Vip da GOL nos Aeroportos.

Tudo Azul

Tudo Azul é o programa de fidelidade da Azul que tem parceria com as companhias

Amigo

Já o programa Amigo é o da Avianca e além de pontuar voando de Avianca, você pode pontuar também em todas as companhias que fazem parte da Star Alliance.

O que fazer com todos esses programas?

Agora que você já conhece quase todos os programas de milhas que estão no mercado brasileiro, você deve estar se perguntando, o que fazer com esse monte de programa?

Muito simples, a primeira coisa que você tem que saber é qual o seu cartão de crédito, assim você vai saber qual programa de milhas você está participando.

Após identificar o cartão de crédito, você vai se cadastrar em todos os programas das companhias aéreas: Smiles (GOL), Multiplus (Latam), Tudo Azul (Azul) e Amigo (Avianca).

Porque quando você for viajar por qualquer uma das companhias, você informará seu número de fidelidade, assim você ganhará milhas com as companhias além dos pontos do cartão de crédito.

Agora pronto, você pode gastar no seu cartão de crédito e ele vai gerar pontos para você e quando for viajar você ganhará pontos nas companhais aéreas porque estão voando com eles.

Programa de pontos de Alianças

Eu não vou me aprofunda nos programas de pontos de alianças globais, até para não confundir, só vou explicar de uma forma bem simplista para evitar confusão com os programas que mencionei acima.

Programas de alianças são companhias aéreas de todo o mundo forma alianças para compartilhar passagens através de 3 grandes grupos: Oneworld, Skyteam e Star Alliance.

Ou seja ao fazer uma viagem internacional, no momento do seu check-in você pode dar seu número fidelidade de algum das alianças que esteja cadastrada e acumular milhas.

Ao acumular milhas, você pode emitir passagens aéreas em qualquer companhia que faça parte do grupo de alianças.

Oneworld

Tem em seu grupo de alianças Latam, Qatar, Iberia, American Airlines e muitas outras.

Skyteam

A Skyteam também tem uma significativa alianças, mas nenhuma empresa brasileira. Eu destaco as AeroMéxico, Aerolíneas, Delta, KLM, Alitalia e muitas outras.

Star Alliance

A Star Alliance tem como membros a Avianca, United, TAP, Copa, Lufthansa, Swiss e muitas outras.

Se vocês se tiverem interesse posso fazer um post mais profundo sobre essas alianças globais, coloque nos comentários.

Gostou das dicas? Siga nosso blog no Instagram. Acesse @viajarsemgrana_ e acompanhe nossas viagens e dicas exclusivas.

Dúvidas?

Se ficaram com dúvidas sobre os programas de milhas, não deixem de colocar nos comentários, para que eu possa ajudar.

ORGANIZE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

Seguro Viagem | Viajar assegurado dá tranquilidade em caso de alguma ocorrência, você não terá prejuízos financeiros. O blog tem um CUPOM DE 5% DE DESCONTO em todos os Seguros de Viagens da Seguros Promo. Clique aqui para acessar o site da Seguros Promo e coloque o código VIAJARSEMGRANA5 e fique tranquilo!

Hospedagem | Saber escolher o local para se hospedar faz toda a diferença na viagem. Por isso usamos o Booking para escolher o melhor lugar para ficar com base em avaliações de outros viajantes. Reserve sua hospedagem no Booking agora!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet para usar no exterior é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a EASYSIM 4U. Use o cupom SEMGRANA10, para ganhar 10% de desconto.

Passagens Aéreas Baratas | Economizar na passagem é fundamental, por isso sempre consultamos o site PASSAGENS PROMO para viagens nacionais e a VIAJANET para passagens nacionais e internacionais.

Passeios no destino | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Viagem de Carro | Para sempre conseguir o menor valor em locação de carro, usamos a RENTCARS, ela traz na página todas as locadoras com os valores, mesmo alugando o carro fora do Brasil, você não paga IOF.

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. AceitarLer mais!