Passeio para Playa Blanca em Cartagena é pegadinha para turista!

Dizem que viajar para Cartagena das Índias e não fazer o passeio para Isla Barú, você não estará conhecendo o caribe Colombiano. Foi o que me falaram e infelizmente acreditei. Playa Blanca já foi considerada uma das praias mais bonitas da Colômbia, hoje ela sofre com a visita massiva de turistas, a falta de preparo das empresas de turismo, o descaso do governo e a falta de consciência dos visitantes. Somando tudo, Playa Blanca em Cartagena vai perdendo o seu encanto, ainda resiste com o mar lindo que a natureza nos proporciona, mas não sei até quando.


Nesse texto eu procuro alertar os viajantes que vão ou pretende visitar o lugar de evitar problemas como tivemos em nossa visita. Eu achava que era um caso isolado, mas em uma pesquisa rápida na internet percebi que não, os problemas são os mesmos e até pior com outros viajantes.

Onde fica Playa Blanca?

Playa Blanca fica na Isla Barú aproximadamente 30 km de Cartagena e com 1h30 de viagem. Mesmo que seja uma ilha, ela tem acesso terrestre, assim as agências se aproveitam e oferecem o passeio passando a falsa sensação de ser de barco, o que seria bem mais rápido.

Como compramos o passeio para Playa Blanca em Cartagena?

Voucher do passeio de Playa Blanca
Voucher do passeio de Playa Blanca Cartagena

Ganhamos um voucher de 50 dólares do Trip Advisor e compramos por 58 dólares o passeio de Isla Baru e Playa Branca com almoço e transporte. Quando compramos achamos que seriam duas praias, mas na verdade a Playa Blanca fica em Ilha Barú.

Procuramos na internet e vimos alguns relatos que lá era realmente o mar belíssimo, signo do caribe, assim nossa expectativa estava bem alta, como falei no post do que fazer em Cartagena as praias da cidade não são lá essas coisas.

Entramos em contato com agência

Afim de evitar o problema que tivemos em Santiago da agência nos esquecer quando marcamos de fazer o passeio na Vinícola Concha y Toro, entramos em contato um dia antes com a empresa responsável (Backspacers CTG) para confirmar o horário e se o hotel estava correto. (Estava tudo, certo!)

Guia Mal-humorado

Estava marcado para a empresa nos buscar no hotel 9h da manhã, e o guia já estava bufando 8h50 na porta do nosso hotel e verifiquei que já havia duas ligações perdidas em um período de 1 minuto entre elas. Entramos na van com a cara feia do guia e passamos por mais um hotel para buscar outros turistas antes de seguir viagem.

O guia não explicou sobre o passeio

Dentro da van para Playa Blanca
Dentro da van a caminho de Playa Blanca

Durante todo o trajeto o guia não explicou nada sobre como seria o passeio e nem como seria feito, achamos que seria feito de barco, mas descobrimos durante o caminho que a ilha era acessada via terrestre. E só quando chegamos no local, foi passado algumas informações rápidas.

Falaram para gente seguir o guia até o quiosque que ficaríamos, a hora que iriamos voltar.

Chegando em Playa Blanca

Chegando na praia de Playa Blanca
Descendo a escada improvisada para a praia

Quando chegamos próximo a praia descobrimos da pior forma os assédios dos vendedores, milhares deles oferecendo mil e uma coisas. Percebemos que tinha uma quantidade excessiva de lixos espalhados pelo chão do caminho da van até a praia, fora os esgotos que estavam a céu aberto que tinha um cheiro horrível, que provavelmente iam por algum lugar até o mar.

Sobre a Praia

Pedras na Praia em frente ao nosso quiosque
Algumas das pedras na frente do quiosque

A praia é realmente bonita, aquele azul turquesa do Caribe passa a impressão de tudo que passamos tinha valido a pena. Mas a empresa nos colocou em um quiosque em frente a monte de pedras. (Mas vamos lá, pensamento positivo).

Vendedores

Imagina a praia que você já foi aqui no Brasil com uma quantidade grande de vendedores te oferecendo algo? Imaginou? Agora multiplique por 2x ou 3x, fora a insistência deles, parece que querem vencer você pelo cansaço. Você não tem paz!

Massagistas

Elas são de longes as mais insistentes e fazem vocês sentirem dó, já que os moradores da ilha vivem condições precárias e ver aquelas pessoas naquela situação quebra o coração e elas sabem e usam isso a seu favor.

Mesmo que você negue a massagem elas vão se aproximando aos poucos até encostar em alguma parte do seu corpo, geralmente nos pés e já era, ela vai começar a massagem e depois vai pedir um valor fixo.

Fui tirar uma foto e quando voltei já tinha uma no pé da minha esposa e tivemos que dar mil pesos para não ficar tão feio. Quando ela veio em direção a mim, fui obrigado a ser um pouco grosso, continuou insistindo, passei a ignorar e ela foi embora, três horas depois voltou forçando a barra de novo.

Quiosque da praia

Vista do Quiosque na Playa Blanca
Vista do quiosque que ficamos na praia

O quiosque que ficamos era o único que estava com o mar cheio de pedras, mas o que percebemos que os outros estavam cheios de barcos, então só vista para praia não ficava obstruída graças as pedras.

Mas o quiosque era muito sujo, os banheiro não tinham água, para lavar as mãos era necessário pegar um pote e ir até um balde grande que tinha uma água amarelada para lavar a mão. Tinham lugares mais limpos e um poucos superiores do que o nosso para ficar.

Funcionários de outros quiosques assediando

Quiosque e hostels um ao lado do outro na praia
Quiosques se disputam cada metro de areia na praia

Quando sentamos em nossa cadeira, veio um garçom do quiosque, se apresentando de forma bem simpático, mostrando o cardápio com opções com valores bem justos para uma praia. Mas para nossa surpresa ele saiu rapidamente nos deixando falando sozinhos, onde veio outro funcionário um pouco bravo dizendo que ele não trabalhava naquele quiosque e que o cardápio era outro, grande olhei percebi uma grande diferença de preço entre eles. Foi ai que decidimos que não iriamos consumir nada, não só pelo preço, mas pela sacanagem de querer tirar esse tipo de vantagem.

Almoço em Playa Blanca

Almoço no Quiosque da Praia com peixe
Nosso almoço foi um Peixe com arroz de coco com salada de repolho com patacon (Levamos nossa própria cerveja)

Como não tínhamos ainda entrado de fato no quiosque, não percebemos onde era feito o almoço. Só percebemos quando fui ao Banheiro interno e vi a cozinha ao lado e vi que era muito suja, o que meu deu um pouco de desanimo depois de ter almoçado e sem ter visto aquilo. Só me restava rezar para não passar mal.

Seguro Viagem para Colômbia

Mesmo que não seja obrigatório, viajar para a Colômbia sem seguro é arriscado demais. Passar mal com uma comida mal feita ou o simplesmente o corpo não aceitá-la por ter temperos fortes, pode fazer você gastar uma grana que não estava prevendo, por isso o Seguro Viagem para Colômbia é extramente recomendável.

O blog tem um desconto exclusivo para os viajantes na Seguros Promo, use o CUPOM VIAJARSEMGRANA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer Seguro Viagem. Faça a cotação agora mesmo na Seguros Promo!

Jet Ski

Outra coisa muita grave que ocorre em Playa Blanca são os Jet Ski (Moto Aquática), eles ficam bem próximos dos turistas no mar e como se não bastassem, passando cortando entre as pessoas oferecendo os passeios. Eles não estão nem aí e não se importam com a velocidade.

Além dos Jet Ski, os barcos também parecem não se importar com os turistas, simplesmente quando estão chegando, ficam gritando para as pessoas saírem do caminho.

Final do passeio

Pensamos que ficaríamos por mais tempo na praia, mas às 15h o guia nos chamou informando que já iríamos embora, ou seja, chegamos às 10h30, almoçamos 12h e as 15h já tínhamos que voltar.

Além disso eram mal-educados, como se não bastasse todo o stress da manhã ainda no hotel, conforme eles foram percebendo que a gente não estava consumindo, ficavam cada vez mais sem paciência conosco.

Voltando para Van

Andando por mais de 20 minutos na faixa de areia até chegar no ponto de acesso que sobe até o estacionamentos das vans, ônibus e carros que é uma verdadeira bagunça, eu não sei como ainda ninguém foi atropelado ali.

Van com Ar Condicionado quebrado

Chegando na Van, só esperando entrar no ar condicionado geladinho e aguardar em paz a volta para o hotel, mas para nossa surpresa estava quebrado e acabamos voltando naquele suave calor de 40 graus. Inclusive uma turista passou mal durante o trajeto de volta e paramos por uns 20 minutos.

Trânsito em Cartagena

Chegamos no centro de Cartagena bem no horário de pico e para acabar como chave de ouro o passeio o guia solicitou ao motorista para entrar dentro da cidade amuralhada, no pior transito de Cartagena.

Achei que seria para deixar outros turistas em algum hotel, mas não, era para o guia ficar na sede da agência. Já o motorista foi em outro ponto da cidade amuralhada para buscar uma mulher que pelo jeito era esposa dele.

Deixando no Hotel

Após quase 3 horas de trânsito o motorista nos deixou no hotel, parou no meio da avenida e disse que tínhamos chegado, achei que ele ia estacionar ainda mas não, nos deixou no meio da rua, descemos, aguardamos passar todos os carros que estavam buzinando e atravessamos.

Recomendações

Antes de fechar o passeio recomendo que avaliam se vale a pena ir, não compre esse passeio nas ruas de Cartagena, já que eles oferecem o tempo todo, contrate o passeio com uma agência com a Get Your Guide que tem avaliações de brasileiros e estrangeiros que fizeram o passeio com determinada empresa.

Vejam a reputação da empresa e tire o máximo de dúvidas que puder antes de ir, porque depois que estiver lá, corre o risco de ter os mesmo problemas que a gente.

Conclusão sobre o Passeio de Playa Blanca Cartagena

Apesar da praia ser linda, o passeio é péssimo, funcionários mal-humorados, estabelecimento sujo e sem estrutura e carro sem ar condicionado no calor de Cartagena. Para um passeio de 58 dólares, preço alto para a cidade de Cartagena, nos sentimos muito lesados.

ORGANIZE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

Seguro Viagem | Viajar assegurado dá tranquilidade em caso de alguma ocorrência, você não terá prejuízos financeiros. O blog tem um CUPOM DE 5% DE DESCONTO em todos os Seguros de Viagens da Seguros Promo. Clique aqui para acessar o site da Seguros Promo e coloque o código VIAJARSEMGRANA5 e fique tranquilo!

Hospedagem | Saber escolher o local para se hospedar faz toda a diferença na viagem. Por isso usamos o Booking para escolher o melhor lugar para ficar com base em avaliações de outros viajantes. Reserve sua hospedagem no Booking agora!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet para usar no exterior é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a EASYSIM 4U. Use o cupom SEMGRANA10, para ganhar 10% de desconto.

Passagens Aéreas Baratas | Economizar na passagem é fundamental, por isso sempre consultamos o site PASSAGENS PROMO para viagens nacionais e a VIAJANET para passagens nacionais e internacionais.

Passeios no destino | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Viagem de Carro | Para sempre conseguir o menor valor em locação de carro, usamos a RENTCARS, ela traz na página todas as locadoras com os valores, mesmo alugando o carro fora do Brasil, você não paga IOF.

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais!