Passeio Maria Fumaça de Bento Gonçalves

Blog Viajar Sem Grana

Durante nossa viagem para Gramado aproveitamos para fazer o passeio de Maria Fumaça de Bento Gonçalves. Optamos por fazer o passeio tradicional com agência de viagem. Nesse post vou falar tudo que você precisa saber para fazer esse passeio pela Serra Gaúcha.

Como fazer o passeio de Maria Fumaça?

Como queríamos visitar vinícolas, nossa ida para Bento Gonçalves de carro foi descartada, procuramos uma agência para nos buscar e deixar no hotel. Na internet achamos diversas opções e de valores de 100 reais até 500 reais de diferença, o que causou uma certa confusão.

Mas depois de algumas pesquisas, descobrimos que tem diversas opções porque é ofertado, almoço e visitas em vinícolas da Serra Gaúcha.

Escolhemos uma opção no Peixe Urbano que veio Passeio de Trem Maria Fumaça com visita na vinícola Tonet e com almoço incluso.

Pagamos R$ 219,00 por pessoa e no pacote ainda veio um city tour por Gramado e Canela um dia antes do passeio de trem.

Como chegar na estação de Bento Gonçalves

Se você comprar um pacote como foi o nosso caso, você nem precisa se preocupar como chegar, já que um ônibus irá buscar no hotel que você combinar com a agência.

Mas se você estiver indo de carro, pode ir por sentido Nova Petrópolis e pegar a BR 116 sentido Caixas do Sul, depois pegar a BR-453 e por último pegar a BR-470 até a saída de Bento Gonçalves.

Duração do Passeio Maria Fumaça

O passeio tem duração de 1 hora e 30 minutos e percorre 23 km de linha férrea passando por três cidades, começando em Bento Gonçalves, parando na estação de Garibaldi e finalizando na cidade de Carlos Barbosa.

Iniciando o passeio na estação de Bento Gonçalves

O passeio começa na estação de Bento Gonçalves com uma recepção da equipe do maria fumaça com a entrega de uma pequena taça para começar a degustação dos vinhos e sucos.

Enquanto aguardamos a chamada para o trem, tem música ao vivo na estação, musicas tradicionalmente italianas.

Nos ingressos tem o número exato da poltrona, portanto, não é permitido sentar em qualquer lugar.

Após entrarmos no trem e todos se acomodarem, somos recpcionados por funcionário da empresa Giordani Turismo que é responsável pelo passeio. Onde é passado algumas regras de segurança e também curiosidades do trem.

Muita música durante o trajeto

A parte mais legal do trem é o entretenimento dentro da maria fumaça. Começa com um sanfoneiro cantando musicas italianas, depois uma brincadeira de um gaúcho e um italiano, depois um gaúcho cantando vanerão e para finalizar um grupo de italianos chamando o pessoal pra dançar juntos.

Na estação Garibaldi é feita uma parada de 15 minutos para degustação de vinhos, espumantes e sucos. Além disso podemos ir até o único vagão que tem traços bem originais, para tirar algumas fotos.

Chegando na estação Carlos Barbosa é o ponto final do passeio onde precisamos sair e procurar o guia.

Aqui o passeio muda para quem fecha com uma agência como fizemos, entramos no ônibus e seguimos para parte mais chata, é onde eles começam a preencher o tempo.

Seguimos para a loja da tramontina e também para uma loja de queijos em Carlos Barbosa. Essas duas visitas são totalmente descenessárias, mas como estavámos em grupo, tivemos que participar e seguir todo mundo.

Após nossa visita de aproximadamente 1 hora, seguimos para o almoço no centro de Bento Gonçalves, em um restaurante comum, gostoso, mas comum, nada demais.

Visitando a Vínicola Tonet

Após o almoço seguimos para a melhor parte da tarde, visitar uma vinícola, e o pacote incluia a visita na vinócola Tonet, embora tentamos ver se a gente podia ir em outra, não era permitido, por causa do grupo.

Chegamos na vinícola, descobrimos que é bem charmozinha e fomos recepcionados pelo dono que nos contou a história da família e também da vinícola.

Partimos para degustação que era a vontade, mas provamos uns 7 vinhos aproximadamente e não achamos gostosos suficientes para pagar 45, 60 e até 70 reais em uma garrafa. Principalmente que um mês antes visitamos a Concha y Toro no Chile.

Acabamos comprando vinagre e vinagre balsâmico, era muito bons.

Bom sobre a vinícola, não é nem de longe a melhor, queríamos visitar, a pizzato, aurora, salton ou garibaldi.

Visitas a lojas

Na saída da vinícola Tonet começamos a voltar aos poucos para gramado, isso porque a segunda parte do passeio foi só para preencher mesmo, paramos em uma centro de roupas de frio e também na outlet da Dakota que durou cada parada 1 hora.

Conclusão sobre o passeio

Hoje eu faria o passeio totalmente diferente do que a gente fez, primeiro não fecharia esse pacote do passeio. Já que o passeio da maria fumaça dura 1 hora e 30 minutos, usaria o dia para visitar outras vinícolas e também para conhecer mais sobre a cidade Bento Gonçalves.

ORGANIZE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

Seguro Viagem | Viajar assegurado dá tranquilidade em caso de alguma ocorrência, você não terá prejuízos financeiros. O blog tem um CUPOM DE 5% DE DESCONTO em todos os Seguros de Viagens da Seguros Promo. Clique aqui para acessar o site da Seguros Promo e coloque o código VIAJARSEMGRANA5 e fique tranquilo!

Hospedagem | Saber escolher o local para se hospedar faz toda a diferença na viagem. Por isso usamos o Booking para escolher o melhor lugar para ficar com base em avaliações de outros viajantes. Reserve sua hospedagem no Booking agora!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet para usar no exterior é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a EASYSIM 4U. Use o cupom SEMGRANA10, para ganhar 10% de desconto.

Passagens Aéreas Baratas | Economizar na passagem é fundamental, por isso sempre consultamos o site PASSAGENS PROMO para viagens nacionais e a VIAJANET para passagens nacionais e internacionais.

Passeios no destino | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Viagem de Carro | Para sempre conseguir o menor valor em locação de carro, usamos a RENTCARS, ela traz na página todas as locadoras com os valores, mesmo alugando o carro fora do Brasil, você não paga IOF.

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. AceitarLer mais!