O que fazer em Porto Alegre: Roteiro barato na cidade

Visitamos Porto Alegre durante nossa viagem para Gramado na Serra Gaúcha e aproveitamos para ficar 3 dias pela cidade. Nesse post vou lhe dar dicas de como aproveitar a cidade de forma econômica, fazendo passeios gratuito, conhecendo o centro histórico e também tomando muita cerveja.

Melhor forma de chegar em Porto Alegre

A melhor forma de chegar em na cidade é de avião, isso porque se você for cotar preços de ônibus vai perceber que o preço é praticamente o mesmo em relação as passagens aéreas. Além do mais tem promoção toda hora, assim você vai ganhar muito tempo com isso e economizar.

Se for de carro você vai também gastar mais, mas esse é outro perfil de viagem, o que eu posso recomendar, é alugar um carro ao invés de usar o carro próprio e ter desgastes do seu carro. Cote na Rentcars que ela trabalha com todas as locadoras de veículos do país.

Passagens para Porto Alegre

Usamos o site Passagens Promo para iniciar nossa cotação de passagens aéreas e muitas vezes achamos mais baratas que em outros sites. Por isso acesse o site para ver as passagens para Porto Alegre.

Onde ficar em Porto Alegre

Eu pesquisei e cheguei a 4 bairros para se hospedar em Porto Alegre: Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Centro Histórico e Floresta.

Desses bairros, o que mais gostei foi o Cidade Baixa, ele tem mais a nossa cara, um bairro mais boêmio, tem sua vida noturna mais ativa e tem uma boa localização.

Por isso também escolhemos nossa hospedagem nesse bairro, onde escolhemos fica no Hostel Solar 63.

Hostel em Porto Alegre

É a forma mais econômica de se hospedar em Porto Alegre. A gente ficou em dúvida entre dois lugares, o Hostel Solar 63 e o Poa Eco Hostel. E decidimos escolher o Solar 63 pela avaliação impecável de limpeza que tem no booking.com.

Hotéis em Porto Alegre

A cidade conta uma grande oferta de hotéis vou deixar aqui algumas opções aqui embaixo que as avaliações mais altas no booking.

Porto Alegre no Booking

Nossa recomendação pra se hospedar melhor e sempre comprar com um preço justo é usar o booking. Além de contar diversos hotéis, flats, apartamentos e Hostels, você tem a opção de cancelamento gratuito. Acesse todas opções de hospedagem em Porto Alegre clicando aqui!

Airbnb em Porto Alegre

Outra opção de hospedagem econômica é usar o Airbnb. O blog tem um presente para vocês que lhe dá 130 REAIS na sua primeira reserva. Pegue agora mesmo seu desconto!

O que fazer em Porto Alegre?

Porto Alegre pode ser desbravada de três formas, Free Walk Tour, City Tour e por conta. Minha recomendação, faça as três opções na sequência, primeiro o Free Walk Tour, depois o City Tour e finalizando vá nos outros lugares de carro ou de uber.

Free Walk Tour Porto Alegre

O Free Walking Tour acontece todo o sábado às 11h00. O ponto de encontro é na Praça XV de Novembro na entrada lateral do Bar/Restaurante Chalé da XV de Novembro.

Free Walking Tour em Porto Alegre
Só procurar uma pessoa com uma camiseta laranja escrita “Free Tour”.

Atenção que em dias de chuvas, não tem o Free Tour, então eu recomendo que acesse a página do Free Walk POA no Facebook, onde eles publicam se haverá ou não.

Mercado Público

Mercado Público de Porto Alegre

É nosso ponto de partida na cidade, primeiro ponto do Free Walking Tour, lá tem diversas barracas de frutas, restaurantes e peixarias.

Centro comercial da cidade de Porto Alegre

Centro histórico e comercial de Porto Alegre

Após saímos do mercado público, nossa próximo caminho é o o centro histórico e comercial da cidade, lá o pessoal explica parte de como começou a cidade e a importância de alguns prédios.

Praça da Alfândega

Praça da Alfândega em Porto Alegre

Esse é um dos pontos bem interessantes de se visitar em Porto Alegre e segundo ponto de interesse no free tour, já que a praça fica no meio entre, o Santander Cultural, Memorial do Grande do Sul, Museu de artes do Rio Grande do Sul e os tradicionais cinemas de rua na cidade, que ainda conseguem sobreviver.

Santander Cultural

É bem legal o Santander Cultural, pois além de ter algumas exposições de artes, tem também um restaurante e um café dentro do cofre, ou melhor, antigo cofre.

Memorial do Rio Grande do Sul

Aqui é contado parte da história do Rio Grande do Sul, figuras importantes, fotografias da época e também as guerras que acontecerem no estado.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

O MARGS é um dos principais museu do país com mais de 5 mil obras de artes em seu acervo.

Casa da Cultura Mario Quintana

Casa da Cultura  Mario Quintana

Esse lugar ficava o hotel mais chique de Porto Alegre na época, o hotel majestic, depois de um tempo, fechou e virou um cortiço onde nada mais, nada menos morou lá Mario Quintana.

Hotel Majestic 100 anos de história

Atualmente o local virou um espaço cultura com diversas exposições itinerantes, mas o que sempre você vai encontrar lá é o quarto de Mario Quintana.

Quarto de Mario Quintana

Aqui finaliza o Free Walking Tour de Porto Alegre, mas não significa que acabaram os pontos turísticos de Porto Alegre. Tem muito mais, agora nossa dica é que você pegue o City Tour da cidade para conhecer outros pontos da cidade.

City Tour Porto Alegre

Uma opção para conhecer a cidade se tiver um dia é o city tour, embora seja cobrado, vale a pena.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Essa igreja tem uma história interessante porque começou a ser construída em 1779 houve diversos problemas

Palácio Pirantini

Palácio Parantini

Sede do Governo Gaúcho, pode ser visitado por turistas de forma gratuita. Só chegar na recepção e solicitar a visita guiada. Vale a pena a visita, já que vocês vão saber histórias do prédio e também histórias do Rio Grande do Sul.

Praça da Matriz / Marechal Deodoro

Na frente da Catedral Metropolitana e o Palácio Pirantini, fica a Praça Marechal Deodoro, também fica o Palácio da Justiça.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Essa igreja tem uma história muito curiosa. Teve um enforcamento de um escravo que seu dono o acusou de desvio de recursos, mas na verdade quem tinha sido acusado era o dono do escravo, mas como a corda sempre quebra para o mais fraco, sobrou para o escravo.

Então momentos antes do enforcamento ele jogou uma “praga” no seu dono que nunca veria a igreja finalizado, o que aconteceu depois é que durante os anos, houve duas quedas de uma das cúpulas quando estavam construindo a igreja que assustou bastante a população.

Assim a igreja demorou muitos anos para ser concluída e o dono do escravo nunca viu a igreja pronta.

Tour nos estádios

Estádio Beira Rio

A uma opção bem legal mesmo para quem não curte muito o futebol e fazer um tour nos estádios dos dois times principais da cidade e também do estado. O Internacional e o Grêmio, fizemos o tour no estádio do internacional e valeu a pena.

Pagamos R$ 30 por pessoa e o passeio dura em média 50 minutos, com direito a visita no gramado.

O que fazer em Porto Alegre a noite?

Já falei mais em cima do bairro Cidade Baixa e é nele que destacamos alguns dos principais e mais legais bares da cidade.

Céu Arte

Céu Bar e arte

É um bar um pouco alternativo que tem um espaço para as pessoas fazerem tatuagens.

Bar da Coruja

Essa dica vai para os amantes de cerveja boa. O bar da coruja tem uma opção de happy hour onde você paga 39,99 e pode tomar cerveja a vontade em um determinado horário.

Céu lado B

É do mesmo dono e tem uma opção bem legal que você se serve seu próprio chopp onde é comprado por “ml”, ou seja, você pode beber uma variedade de chopp e escolher tomar 50ml de um, 100ml do outro e assim vai.

O que fazer em Porto Alegre com chuva

Brie assado no Agridoce Café

Nossa dica que você vai visitar o Agridoce Café, é uma cafeteira pra lá de charmosa, com cada ambiente temático de época e uma comida deliciosa. A gente visitou pedimos um brie com geléia e também um drink de hisbisco.

Drink de Hibisco no Agridoce Café

O que comer em Porto Alegre

Pastel de charque com queijo

Você encontra essa delícia no mercado público, nos restaurantes que ficam nos cantos do mercado público.

A la minuta

A minuta em porto alegre

Esse prato é bem famoso por lá e muito conhecido por todo mundo mais no brasil tem nome diferente, em São Paulo a gente conhece como Prato Feito.

Arroz Carreteiro

Outro prato tipicamente brasileiro e também é uma ótima opção em Porto Alegre, a diferença é que em Porto Alegre, o arroz carreteiro é servido com mais caldo, acredito que seja pelo frio.

Conclusão

Dá para aproveitar a viagem a Porto Alegre em até 1 dia na cidade, só se programar e definir o roteiro que vocês vão adorar conhecer a capital gaúcha.

ORGANIZE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

Seguro Viagem | Viajar assegurado dá tranquilidade em caso de alguma ocorrência, você não terá prejuízos financeiros. O blog tem um CUPOM DE 5% DE DESCONTO em todos os Seguros de Viagens da Seguros Promo. Clique aqui para acessar o site da Seguros Promo e coloque o código VIAJARSEMGRANA5 e fique tranquilo!

Hospedagem | Saber escolher o local para se hospedar faz toda a diferença na viagem. Por isso usamos o Booking para escolher o melhor lugar para ficar com base em avaliações de outros viajantes. Reserve sua hospedagem no Booking agora!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet para usar no exterior é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a EASYSIM 4U. Use o cupom SEMGRANA10, para ganhar 10% de desconto.

Passagens Aéreas Baratas | Economizar na passagem é fundamental, por isso sempre consultamos o site PASSAGENS PROMO para viagens nacionais e a VIAJANET para passagens nacionais e internacionais.

Passeios no destino | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Viagem de Carro | Para sempre conseguir o menor valor em locação de carro, usamos a RENTCARS, ela traz na página todas as locadoras com os valores, mesmo alugando o carro fora do Brasil, você não paga IOF.

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. AceitarLer mais!