O que fazer em Cartagena – Roteiro Completo!

Viajar para Cartagena das Índias na Colômbia é visitar o passado colonial espanhol na América do Sul e entender parte dos quase 400 anos de explorações, ataques, saques, escravizações, guerras e modernização que a cidade está passando atualmente. Ficamos 10 dias na cidade para visitar os principais pontos turísticos, para conhecer sua história e também para observar a cultura local e nesse texto vou ajudar você a descobrir o que fazer em Cartagena das Índias.

História de Cartagena das Índias

Cartagena das Índias é uma cidade que pertence ao departamento de Bolívar na Colômbia e os historiadores ainda não tem 100% de certeza dos motivos que levaram ela a ter esse nome. O consenso geral é que quando o fundador Don Pedro de Heredia chegou pela primeira vez para colonizar a cidade eles percebeu muitas semelhanças com a cidade espanhola Cartagena e acabou a batizando com autorização do Rei da Espanha de Cartagena das Índias.

Essa é uma das diversas histórias dessa belíssima cidade que é patrimônio histórico e cultural da humanidade pela UNESCO. Caso queira se aprofunda um pouco mais sobre a história da cidade, veja esse texto sobre Cartagena.

Onde fica Cartagena das Índias?

A cidade fica no departamento Bolívar, o que chamamos de estado eles chamam de departamento, localizada no começo do Caribe para nós, bem no limite entre a América do Sul e América Central.

Como chegar em Cartagena?

Não tem voos diretos do Brasil, por isso obrigatoriamente você vai precisar fazer conexão em alguma cidade para chegar em Cartagena e as principais opções são Bogotá e Cidade do Panamá (onde tem a maior ofertas de passagens) para quem parte do nosso país.

Passagens para Cartagena das Índias

Saindo do Brasil os trechos de conexão Bogotá e Cidade do Panamá são os que tem mais promoções, por isso recomendo que acompanham esses trechos das companhias Latam, Avianca Colombiana e Copa.

Compre Passagens promocionais para Cartagena das Índias na Colômbia.

RG ou Passaporte para Cartagena?

Isso depende de onde você vai fazer conexão, na Colômbia com um RG válido de no máximo de 10 anos, já é o suficiente, embora o agente de imigração ficou puto comigo porque só estava com o RG, imagino que o passaporte acaba facilitando o processo imigratório (Eu recomendo que vá com o passaporte para evitar esse tipo de constrangimento).

Se for viajar de Copa sua conexão será no Panamá, nesse caso é obrigado viajar com o Passaporte, já que o Panamá não faz parte do acordo do Mercosul.

Precisa do Certificado de Vacinação da Febre Amarela para Cartagena?

Sim, obrigatoriamente você precisa levar contigo o Certificado de Vacinação e eles pedem de verdade. Aqui no Brasil, no portão de embarque da Latam, foi exigido o certificado. Se você ainda não tem e não sabe como fazer essa solicitação, veja nosso post de como solicitar o Certificado de Vacinação de Febre Amarela.

Qual a melhor época para ir para Cartagena das Índias?

De verdade? O ano inteiro! A cidade não tem problemas com furacões, só com chuvas fortes, o clima de calor tem pancadas rápidas de chuvas e por isso a cidade pode ser visitada durante todo o ano. O clima da cidade é bem quente, sua temperatura média anual passa dos 28º graus e a sensação térmica fica entre 32º a 35º graus.

Cartagena das Índias é Seguro?

Sim é seguro! Quando chegamos ficamos desconfiados já que somos de São Paulo e sabemos que não podemos vacilar, com o passar dos dias os moradores sempre deixavam claro que é muito seguro, talvez seu passado recente com o narcotráfico, fazem eles sejam incisivos que a cidade é segura.

Andamos muito pela cidade, de manhã, durante o dia, de madrugada e nenhum momento tivemos algum medo. A gente percebeu uma quantidade considerável de policiais nas ruas. Mas isso não significa que você não deve tomar cuidado, riscos existem e nem preciso lembrar de evitar andar como todo seu dinheiro, lembre-se que todo cuidado é pouco.

O que fazer em Cartagena?

Cartagena dá para fazer absolutamente todas as atrações turísticas em 5 dias tranquilamente, sem pressa, sem precisar acordar tão cedo. Por isso os turistas costumam dividir a viagem de Cartagena com San Andrés e Providência, duas ilhas belíssimas que pertencem a Colômbia que fica mais perto do Panamá e da Costa Rica.

Quantos dias ideais para ficar Cartagena?

Eu acredito que 7 dias é mais do que suficiente para conhecer a cidade e os principais pontos turísticos. Mas que isso só se você for para San Andrés, Barranquila ou Santa Marta, caso ao contrário 4 dias é o ideal.

Na nossa viagem não fizemos tudo que queríamos pela questão financeira que não nos permitiam tantos luxos, mas vou divulgar o máximo de informações para que vocês tenham opções para escolher e o que fazer na cidade.

Um ou dois dias em Cartagena das Índias

Geralmente quem fica 1 ou 2 dias em Cartagena são os turistas dos Cruzeiros e também aqueles que dividem a viagem com San Andrés, aqui vai uma sugestão do que pode ser feito em dois dias na cidade.

Assista nosso vídeo no Youtube

City Sightseeing Tour Cartagena

City Sightseeing Tour Cartagena
Ônibus City Sightseeing em Cartagena

Com o calor quase que insuportável e muitas atrações para visitar, sem dúvidas a melhor opção, é o City Tour de Cartagena com o City Sightseeing.

Um ônibus de 2 andares com ar condicionado no andar debaixo que percorre a cidade passando pelos pontos turísticos, você pode subir e descer quantas vezes quiser durante dois dias.

Além disso você ganha um cartão vip com descontos em lojas, restaurante, pub, e também brinde. Fiz um post sobre o City Sightseeing de Cartagena, veja agora.

Onde comprar? No Get your Guide!

Castelo San Felipe de Barajas

Castelo San Felipe de Barajas
Castelo San Felipe de Barajas

Um dos pontos de parada do City Sightseeing e obrigatória a visita, é Castelo São Felipe de Barajas, a maior fortificação construída pelos espanhóis na América do Sul que levou mais de 100 anos (1536 – 1657) para ficar pronta, com objetivo de conter ataques dos piratas pelo mar e pela terra.

O local conta com diversos labirintos que o soldados usavam para se mover rapidamente em caso de ataque e para atacar em diferentes pontos do inimigo. O castelo foi construído de forma diagonal para evitar que as balas de canhão não atingissem em cheio as paredes das fortificação.

Como chegar? Cra. 17, Cartagena, Provincia de Cartagena

Quanto paga para entrar? 25.000 COP

Conhecer o Bairro de Boca Grande

Bairro de Boca Grande Cartagena
Vista do Bairro de Boca Grande

Eles chamam de pequena Miami, que talvez a única semelhança são a quantidade de prédio na orla. É um bairro mais familiar e também onde moram as famílias mais ricas de Cartagena.

Fica nesse bairros os principais hotéis da cidade, como o Hilton, Hyatt e o tradicional Hotel Caribe. É um local ideal para ficar quem vai viajar com a família.

Se estiver de City Sightseeing ele passa pelo bairro e você pode descer e conhecer mais sobre o lugar. (Não tem muita coisa para fazer por lá).

Free Tour pela Cidade Amuralhada

Free Tour pela cidade Amuralhada
Guia durante o Free Tour de Cartagena das Índias

O City Sightseeing oferece um Free Tour pela Cidade Amuralhada que dura 1h 30 minutos com um guia que passa pelos principais pontos de interesses e também curiosidade sobre a cidade, o que eu recomendo uns dos melhores Free Tour de Cartagena.

Como fazer? O Tour acontece diariamente às 16h na estátua da praça Caméllon dos Mártires, na frente do ponto de parada do City Sightseeing. Procure o guia com o Colete vermelho.

Café del Mar

Pôr do Sol no Café del Mar Cartagena
Pôr do Sol em cima da muralha no Café del Mar

Que tal ver o Pôr do Sol em cima da muralha construída pelos espanhóis 1657? Muitos avaliam como o melhor lugar para ver o Pôr do Sol em Cartagena é o Café del Mar. O local está em uma condição privilegiada da muralha que dá pra ver o sol se pondo no mar do caribe.

Se quiser aproveitar e se sentar no Café Del Mar beber alguma coisa, prepare o bolso, não é barato!

Rooftop em Cartagena Mirador

Rooftop em Cartagena Mirador
Rooftop no Mirador Gastro Bar

Para finalizar o dia puxado, nada mais merecido que tomar um drink ou uma cerveja bem gelada. Por isso recomendo que vá ao Rooftop Mirador que fica na praça do Relógio que de Segunda à Sexta. Onde são oferecidos promoções de até 50% de descontos em alguns drinks e cervejas nacionais.

Dependendo do dia tem promoção em 50% do cardápio de comida também.

Como Chegar? Cra. 7, Cartagena.

Segundo dia em Cartagena das Índias

Nesse segundo dia vamos de Free Tour também, mas do bairro muito histórico em Cartagena. Falo de Getsemaní, primeiro bairro criado pelos escravos livres.

Free Tour de Getsemaní

Free Tour em Getsemaní
Guia falando sobre o bairro Getsemaní durante o Free Tour

O Free Tour de Getsemaní é uma experiência bem interessante para quem tem quer saber mais sobre a história de Cartagena das Índias. Quem não conhece ainda sobre Getsemaní, foi o primeiro bairro criado pelos escravos que foram libertos já que não poderíamos morar dentro da Cidade Amuralhada.

Hoje Getsemaní é um bairro que está em plena revitalização, cheios de grafites em suas ruas, o bairro é agítassimo durante a noite com várias baladas, como Queibra Canto, Café Havana e muitas outras.

Além disso os Hostels estão por todo o bairro e o público mais jovem preferem se hospedar por lá.

Como fazer? O Free Tour começa todo dia às 10h00 na Praça Camellón de los Mártires. Só procurar o guia com o Guarda Sol escrito “Free Tour”.

Quanto custa o Free Tour? O tour é baseado em gorjetas, ou seja, você dar aquilo que a experiência valer para você.

Se perder pela Cidade Amuralhada

Cidade Amuralhada Cartagena das Índias
Uma das ruas da cidade amuralhada

Aqui a dica é se perder dentro da cidade amuralhada, andar, andar e andar, em Cartagena você não pode ter preguiça de andar, já que é a melhor forma de conhecer a cidade, andávamos em média 12 km por dia para conhecer o máximo de coisas possível e valeu super a pena.

Palácio da Inquisição

Esse museu embora seja pequeno, é histórico! Por lá você vai encontrar detalhes dos métodos usados para torturar pessoas na era colonial, além disso vai encontrar detalhes de como eles determinavam uma mulher ser considerada bruxa.

Quanto paga para entrar? 15.000 COP

Conhecer as Praças da Cidade Amuralhada

Toda praça de Cartagena das Índias tem uma história para contar, as praças que ficam dentro da cidade Amuralhada fazem parte de marcos históricos da cidade e por isso valem a pena passar.

Praça de Los Coches

Praça de Los Coches em Cartagena
Vista da Praça de Los Coches em Cartagena

Principal praça da Cidade Amuralhada, a praça do relógio era na época o único ponto de entrada da cidade, e o relógio marcava a hora exata que as pessoas podiam entrar na cidade, se não conseguisse chegar até o horário estipulado, dormiam do lado de fora da muralha, não importa quem seja.

Praça da Aduana

Praça da Aduana em Cartagena
Free Tour passando na Praça da Aduana em Cartagena

Um bem próxima da outra, a praça da Aduana era onde o escravos eram negociados e também onde eram recebidos as mercadorias que chegavam a cidade.

Plaza e Igreja de Santo Domingo

Plaza e Igreja de Santo Domingo
Igreja de Santo Domingo

Las Bóvedas

Las Bóvedas Cartagena
Las Bóvedas, mercado de artesanato e comidas típicas

O local serviu na época colonial como quartel general dos espanhóis e também como prisão aos patriotas durante a independência. Hoje é um local com galerias de artes, bares, lanchonetes e muitos lojas de artesanatos.

Catedral de Cartagena

Catedral de Cartagena
Catedral de Cartagena das Índias

Essa igreja demorou quase 200 anos para ficar pronta. Como a cidade era o principal ponto para receber ouro, esmeralda, a cidade era alvo constantes de piratas e como a igreja tinha muito ouro, era alvo constante de ataques depois de muita tentativas, conseguiram finalizar a obra.

The Clock Pub

The Clock Pub Cartagena
Piso superior do The Clock Pub Cartagena

Um Pub bem legal que fica na Praça da Torre do Relógio que o ar condicionado fará você querer ficar pra sempre no local. Aqui você pode encerrar o dia com um chopp artesanal e um hamburguer.

Se você fez o City Sightseeing você vai ganha um cartão de desconto e nesse pub eles dão um uma prova de três cervejas artesanais colombianas.

Dependendo do dia que você for tem a promoção 2×1, dois chopps e dois hambúrgueres pelo preço de um. Tem dias que tem música ao vivo.

Passeios em Cartagena das Índias

Sobre os passeios em Cartagena eu já vou avisando que eles não são nada organizados, muitas agências trabalham de forma bagunçada e você fica sempre com aquela sensação que não vai dar certo, mas no final vai!

Eu recomendo que tenham muito cuidado ao fechar qualquer passeio, muitos são oferecidos na rua, por segurança contrate o passeio pela Decolar ou Get Your Guide por exemplo, já que tem avaliações de outros turistas que fizeram o passeio, nem preciso falar da segurança e em caso de alguma coisa errada você não perde o dinheiro e tem com quem reclamar.

Playa Blanca Cartagena

Playa Blanca na Isla Baru Cartagena
Vista da Playa Blanca em Isla Baru

Antes de falar da praia preciso alertar que esse passeio não vale a pena! Vou explicar mais embaixo.

A Playa Blanca fica na Ilha Baru que pode ser acessada tanto de barco como de carro e aqui está a “pegadinha”, como é uma ilha que tem acesso terrestre com Cartagena, as agência se aproveitam disso colocando o passeio com o transfer ida e volta, passando a falsa ideia que será feita de barco, mas na verdade será feito de van ou ônibus. O passeio só será feito de barco se estiver explícito no título e na descrição.

Sobre a praia ela é realmente bonita, tem a cara do Caribe, azul claro, água quente e ondas leves. Mas no nosso caso ficamos em um quiosque parceiro da agência onda a praia estava cheia de pedras e não dava para entrar. Além disso o quiosque não era nada higiênico, no banheiro não tinha água e para lavar as mãos precisaria pegar um pote para pegar água em um balde.

Esse passeio nosso guia estava com mal humor, a van estava com ar condicionado quebrado, o quiosque que ficamos não era nada higiênico e muito mais.

Por isso cuidado com a agência que vá fechar, procure recomendações na internet antes de contratar, não feche os passeios com as pessoas que ficam oferecendo na rua (são muitos!!!). Eu li em algum blog que esse passeio é uma armadilha para os turistas e concordo com essa definição. Farei um post sobre esse passeio em breve.

Isla del Rosário

É uma ilha que fica pouco mais de 2 horas de barco de Cartagena e o passeio dura em média 7 horas, por tanto precisa de sabedoria já que a ida e volta do passeio já consomem 4 horas do passeio total.

O passeio para no aquário que é pago a parte se você quiser entrar.

Onde comprar? Use o Get your Guide!

Vulcão Del Totumo e Mar Rosa

Esse passeio é divido primeiro no Vulcão onde os turista podem entrar na lama que eles afirmam ter propriedades terapêuticas. Depois você vai visitar um mina de sal onde tem o famoso mar rosa.

Onde comprar? Use o Get your Guide!

Passeio de Iate para ver o Pôr do Sol

Pôr do Sol em Cartagena
Pôr do Sol em Cartagena das Índias

Esse passeio é para quem tem uma grana sobrando é quer ter uma experiência diferente, ver o Pôr do Sol no mar do caribe. O passeio dura em média 1h30 e tem opção de bebidas (licor e coca) inclusos.

Quanto custa? O preço varia, mas o que é fixo são os 8 mil pesos que precisam ser pagos de taxas da doca.

Onde contratar? Get your Guide

San Basílio de Palanque

É como se fosse no Quilombo de Palmares brasileiro, é o primeiro da Colômbia e onde a cultura africana é bem forte e os morados ainda seguem muitas das culturas.

O passeio é direcionado para quem tem interesse em saber mais sobre a história africana na Colômbia, já que a cidade fica aproximadamente a 2 horas de Cartagena.

Como fazer? Tem diversas agências que fazem esse passeio, inclusive o City Sightseeing tem uma opção de passeio.

Free Food Tour Cartagena

Free Food Tour em Cartagena
Free Tour em Cartagena

O Free Food Cartagena é um passeio a pé onde um guia local vai parando em lugares que tem suas comidas tradicionais. O passeio dura em média 1h30 e passa por pontos da cidade muralhada.

Como fazer? Fazer a inscrição no site da Beyond Colombia e Vá até a estátua na praça de Camellón de Los Mártires e procure o guia com o guarda sol branco.

Quanto paga? O passeio é pago com base no que você comer, em cada lugar tem o preço e você decide ou não comer, já para o guia você dá aquilo que a experiência valer.

Chiva Rumbera

Chiva Rumbera
Chiva Rumbera em Cartagena

A Chiva Rumbera é na verdade uma Carreta Furacão sem o fofão. Um ônibus todo iluminado com um trio de músicos que vai andando por Cartagena e com muita música alta e também com animação dos turistas.

Como Fazer? Compramos pelo Decolar a Chiva, mas por toda a cidade tem pessoas oferecendo, por segurança e também para ganhar milhas, optamos por comprar o pacote no Decolar, mas outra opção é adquirir no Get Your Guide.

Pub Crawl Cartagena

Pub Crawl em Cartagena
Durante o Pub Crawl em Cartagena

O Pub Crawl é uma ótima opção para conhecer a vida noturna e os estilos diferentes da cidade. Você vai com uma equipe local passando em diversos pontos e geralmente você ganha cerveja nesses lugares e vai passando por diversos lugares a noite com vários turistas.

Como fazer? O Hostel República organiza toda quinta-feira às 21h30 o Pub Crawl de Cartagena.

Quanta Paga? 35 mil pesos por pessoa e todas as baladas eles dão pelo menos uma cerveja para cada um.

Mais passeios para Cartagena das Índias

Outros pontos turísticos de Cartagena

Convento de Santa Cruz La Popa

Um convento que fica bem no alto de uma serra em Cartagena que tem uma vista privilegiada de toda a cidade e também tem um Mirante. Não visitamos já que vimos que não tem muita coisa pra fazer a não ser o Mirante.

Como Chegar? Melhor forma de Táxi, mas negocie o valor antes de entrar no carro. Endereço: Calle 37, Cartagena.

Paga para entrar? Sim, 12 mil pesos por pessoa

Museu Naval

Museu Naval de Cartagena
Entrada do Museu Naval em Cartagena

Museu ilustra toda a história de Cartagena com bastante informações náuticas e também informações sobre todo o processo de colonização e independência da cidade.

Como Chegar? Cl. de San Juan de Dios #62, Cartagena

Paga para entrar? Sim, 18 mil pesos por pessoa.

Onde ficar em Cartagena das índias

Hotel Cartagena Plaza

Ficamos no Hotel Cartagena Plaza no bairro de Boca Grande devido a promoção que pegamos no pacote da Decolar. É um hotel que parece que já foi muito bom mas está velho e não se modernizou.

É um hotel que tem muita promoção e por isso vive cheio, não teve um dia que não encontramos a piscina, café da manhã, elevadores e lobby cheios. É um hotel bom se você for viajar com família e não quer gastar muito. Uma opção interessante é que eles tem opção All Inclusive.

Se você gosta de história e tem uma pegada mais rústico eu recomendo os hostels e hotéis boutique de Cartagena.

O melhor lugar para ficar em Cartagena é dentro da Cidade Amuralhada, lá é onde acontece o melhor da cidade. Lá tem hostels e hotéis boutique.

Dúvidas sobre Cartagena das Índias?

Ficou com dúvidas sobre a cidade? Coloque nos comentários que terei o maior prazer de ajudar. Boa viagem viajante!

ORGANIZE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

Seguro Viagem | Viajar assegurado dá tranquilidade em caso de alguma ocorrência, você não terá prejuízos financeiros. O blog tem um CUPOM DE 5% DE DESCONTO em todos os Seguros de Viagens da Seguros Promo. Clique aqui para acessar o site da Seguros Promo e coloque o código VIAJARSEMGRANA5 e fique tranquilo!

Hospedagem | Saber escolher o local para se hospedar faz toda a diferença na viagem. Por isso usamos o Booking para escolher o melhor lugar para ficar com base em avaliações de outros viajantes. Reserve sua hospedagem no Booking agora!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet para usar no exterior é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a EASYSIM 4U. Use o cupom SEMGRANA10, para ganhar 10% de desconto.

Passagens Aéreas Baratas | Economizar na passagem é fundamental, por isso sempre consultamos o site PASSAGENS PROMO para viagens nacionais e a VIAJANET para passagens nacionais e internacionais.

Passeios no destino | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Viagem de Carro | Para sempre conseguir o menor valor em locação de carro, usamos a RENTCARS, ela traz na página todas as locadoras com os valores, mesmo alugando o carro fora do Brasil, você não paga IOF.

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. AceitarLer mais!