O que fazer em Belo Horizonte?

Viajar para BH é um dos destino que eu estava ensaiando visitar há um bom tempo, finalmente visitamos em um final de semana. Fizemos alguns tour tradicionais, mas sempre buscando ir do nosso jeito, tentando aproveitar a cidade da melhor forma, andando! Nesse post vamos dar dicas sobre o que fazer em belo horizonte em um final de semana.

O post está bem completo, mas se preferir, vá direto aos tópicos:

História de Belo Horizonte

De forma bem resumida, BH surgiu 1897 oficialmente como o nome de Cidade de Minas Gerais, para ser a nova capital do estado, já que Ouro Preto não comportava o crescimento que Minas Gerais estava se desenvolvendo.]

Em 1905 teve seu nome alterado para Belo Horizonte. Formada por estrangeiros de diversas nacionalidades, a cidade foi se desenvolvendo com o passar dos anos.

Passagens para Belo Horizonte

Embora tenha um aeroporto dentro da cidade, o aeroporto que recebe voos das empresas nacionais, é Confins, que fica uns 40 minutos da cidade.

Passagens para BH como acontece no Brasil inteiro tem muita variação de valores, por isso é importante acompanhar os preços das passagens para não correr o risco de pegar uma passagem muito cara.

Nossa dica é acompanhar a passagens promo que sempre aparecem promoções.

Onde ficar em Belo Horizonte

Quando visitamos BH ficamos na dúvida de onde se hospedar, qual o melhor bairro, o ponto determinante na nossa escolha foi a vida noturna agitada, como aconteceu em nossa viagem para o Rio de Janeiro, que escolhemos a Lapa.

Por isso na base da viagem foi no bairro Savassi, que fica no coração da cidade de Belo Horizonte.

Escolhemos três opções de hospedagem, um hostel, Airbnb e um hotel. E porque três?

A gente viajou com um grupo de amigos e eles chegaram um dia depois que a gente chegou em BH e vai embora um dia antes, por isso, decidimos pegar hospedagens separadas até para avaliar as hospedagem da cidade.

Hostel em BH

Escolhemos o Br Hostel para se hospedar, um hostel que está localizado no bairro Savassi e pegamos um quarto privativo e banheiro privativo.

Airbnb em BH

Visitamos BH com um grupo de amigos e decidimos escolher um apartamento na Savassi do Airbnb para ficar mais em conta a hospedagem.

Aproveitando, se você ainda não é cadastrado no Airbnb, temos um cupom que dá R$ 130,00 na sua primeira hospedagem. Pegue aqui o desconto no Airbnb!

Ibis em BH

Para finalizar nosso roteiro por BH, reservamos nosso último dia, em um Ibis porque nosso voo seria de madrugada e achamos melhor ficarmos no Ibis Budget Afonso Pena.

Mas se hospedar em Belo Horizonte tem muitas opções e em breve sai um novo post só sobre hospedagem na cidade, colocarei aqui o link.

O que fazer em Belo Horizonte?

O que fazer em BH dá para ser feito em um final de semana tranquilamente, por isso, essa dicas são para quem vai ficar 3 dias na cidade, se for ficar mais, recomendo aproveitar para conhecer outras cidades próximas de BH.

Vamos começar pelo principal circuito cultural da cidade, a Praça da Liberdade que está no coração de BH.

Praça da liberdade belo horizonte

Excelente opção para caminhar pela praça que foi inspirada no Palácio de Versalhes na França, que tem diversos museus na sua volta.

Palácio da Liberdade

Bem frente tem o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro.

Mercado central de belo horizonte

Perto de chegar aos 100 anos de funcionamento o mercado central de BH é um das nossas paradas para conhecer a gastronomia local, experimentar sabores diferentes, temperos especiais.

Conjunto arquitetônico da pampulha

Nessa visita rápida que fiz na cidade de BH pude perceber que o complexo arquitetônico da pampulha é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Esse complexo tem diversos monumentos idealizados por nada menos que Oscar Niemeyer por pedido de Juscelino Kubitschek que era prefeito na época.

Em 2016 o conjunto arquitetônico da Pampulha foi considerado Patrimônio Mundial da Unesco, definido como paisagem cultura.

Visitamos alguns desses monumento que vou falar sobre eles mais embaixo.

Lagoa da pampulha bh

É um lago artificial que foi criada para compor arquitetura moderna na década de 40, com os prédios que seriam construídos posteriormente.

Hoje a lagoa é pontos dos mineiros que usam a lagoa para correr em volta dela, já que ela tem 18 km de extensão.

Casa do baile bh

Foi criada com o objetivo para ser um lugar de festas para classe média e mais pobre que pudesse ter um lugar que pudessem festejar, mas acabou sendo frequentado pela elite, alta sociedade da cidade.

Hoje a casa do baile é um Centro de referência de Urbanismo, Arquitetura e Design.

Igreja de São Francisco de Assis belo horizonte

Conhecida popularmente como igrejinha da Pampulha, tem um projeto arquitetônico audacioso para época e no seu interior tem a Via-Sacra, que tem 14 painéis de Cândido Portinari.

Museu de Arte da Pampulha

O museu de arte foi projetado para ser um Casino e funcionou até 1946, frequentado claro, pela elite que usava praticamente todo o complexo da Pampulha. Quando foi proibido no Brasil o jogo, o lugar fechou por muitos anos.

Até que virou o museu de arte da Pampulha que tem muitas obras culturais e tem obras que mudam frequentemente.

Residência de Juscelino Kubitschek

Era um casa para Juscelino passar os finais de semana e integra o conjunto arquitetônico da Pampulha.

Zoológico de belo horizonte

O zoológico é um lugar para visitar e entender mais sobre a vida selvagem, como vocês já sabem que a gente procura sempre visitar os zoológicos da cidades e procurar entender os motivos que levaram os bichos ficar no zoológico.

Lembrando que todo o bicho que está no zoológico, está por algum motivo e quase sempre a causa envolve um humano, infelizmente!

Assistir um jogo no mineirão

Outro ponto muito legal para se visitar é o Mineirão, palco de muitos jogos, inclusive sediou jogos da Copa de 2014.

Museu Brasileiro do Futebol

Conta e preservar materiais da nossa história do futebol.

Free Walking Tour Belo Horizonte

Não foi fácil encontrar uma opções de Free Tour em BH, mas encontramos um guia que realiza a opção gratuita na cidade, mas o ponto negativos, que é realizado somente uma vez por mês aos sábados.

Infelizmente a data que a gente visitou a cidade não bateu com a agenda do guia, que ficou para uma próxima oportunidade.

O que fazer em BH a noite?

O ponto mais famosos de Belo Horizonte é definitivamente seus bares que estão espalhados por toda a cidade.

Ir para o bairro Savassi

Ficamos no bairro Savassi onde tem uma quantidade enorme de bares e restaurante um ao lado do outro.

Dúvidas sobre lugares para visitar em bh?

Sempre fica de fora alguns pontos turísticos interessante para se visitar e se ficou com dúvidas sobre qualquer informação sobre BH, coloque nos comentários.

Antes de finalizar esse post, gostaria de agradecer vocês por ter lido esse post até o final, vocês não tem noção de quanto isso nos ajuda e nos deixa feliz.

Se for viajar, não deixe de usar nossos links abaixo dos nosso parceiros, assim vocês nos ajuda a manter ativo o blog. Boa Viagem!

ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG

Passagens Aéreas Baratas | Usamos o VIAJANET para comprar nossas passagens aéreas que tem muitas promoções e também oferece parcelamento em até 10x. Compre sua passagem mais barata!

Seguro Viagem | Não coloque em risco sua viagem, contrate sempre um Seguro Viagem para te proteger no destino. Compro o seguro com nosso cupom VIAJARSEMGRANA5 que dá 5% de desconto em qualquer Seguro Viagem da Seguros Promo. Faça sua cotação agora mesmo!

Hospedagem | Usamos o Booking para procurar as hospedagens mais bem avaliadas e sempre com o menor preço. Faça a reserva no Booking!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet para usar no exterior é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a EASYSIM 4U. Use o cupom SEMGRANA10, para ganhar 10% de desconto.

Passeios | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais!