Hostel, O que é, Como funciona, É seguro, Vale a pena?

Todos os destinos que já visitamos buscamos dar dicas de hospedagens, sempre com base em nossas pesquisas para facilitar o viajante a encontrar a melhor hospedagem, com base no seu perfil, seja casa, hotel ou hostel.

Mas ainda eu não tinha focado em um tipo de hospedagem que a gente usa bastante, por isso nesse post, vamos falar exclusivamente de hostel, um tipo de hospedagem muito barata.

Se você ainda não conhece, esse post vai te ajudar a economizar muito dinheiro em uma hospedagem, mas se você já ouviu falar e tem medo ou receio, esse post é ideal, pois vamos desmistificar as hospedagens conhecidas popularmente como albergues.

Fizemos um post bem completo, mas para facilitar, vou deixar os links abaixo para que vá direto aos tópicos.

O que é um hostel?

Hostel é uma palavra “gourmetizada” de albergue, que consiste em oferecer acomodações muito baratas para viajantes com pouca grana em qualquer lugar do mundo.

Entretanto, um albergue vai além de uma hospedagem, tem uma série de atividades que são oferecidas e acabam se se diferenciando dos hotéis.

Como funciona um hostel?

Ele tem as mesmas características de um hotel, mas é focada na experiência do viajante, por isso esse tipo de hospedagem geralmente promove interação, diversão e também cultura dentro do local.

Outro ponto muito bom, é que geralmente os hostels ficam em localizações excelentes no destino, já que o objetivo dos viajantes é poder andar a pé e não depender tanto do transporte tradicional.

Tipos de hostel

Antigamente só existia os albergues que eram focado para os viajantes só dormirem, que tinham mais aquela cara de pensão de rodoviária sabe.

Mas aparecerem novos desejos dos viajantes, foi aí que surgiram outras opções de hospedagens.

Albergue Hostel

Beliches em um albergue

Os albergues são os mais populares que existem e há muito tempo deixou de ser só um lugar feio apenas para dormir. Hoje são promovidos muitos eventos, como festas, churrascos, passeios e jogos.

Além de focar na integração dos hóspedes que acabam se socializando. Sabe como é, a bebida vai entrando e todo mundo vira amigo.

Hostel boutique

Sala de um hostel boutique

Recentemente surgiu uma nova forma de se hospedar, os hostels boutique, se for para classificar, seria entre albergue e um hotel boutique mais alternativo, se podemos definir dessa maneira.

Eles são é focados também na experiência dos viajantes, são muito bem decorados, tem mais opções de quartos privado e além de terem quartos compartilhados só para mulheres.

Também tem piscinas, bares no terraço e festas bem famosas.

É seguro se hospedar em um hostel?

Não é uma pergunta fácil de responder, já que segurança envolve muita coisa, mas vou tentar falar as principais causas de insegurança e preocupação em ficar nesse tipo de hospedagem.

Furtos em quartos compartilhados

Existem hostels que não tem armários nos quartos compartilhados, assim os viajantes precisam deixar em cima da sua cama ou em um canto a mala.

Assim pode ocorrer furtos, como o Guilherme que escreveu em seu livro Quero Viajar Mais, um furto que ocorreu em um hostel durante sua volta ao mundo.

Mas os hotels estão disponibilizando armários, onde já começa a eliminar esse risco.

Assédios a mulheres em quartos compartilhados

Outra preocupação, é o assédio a mulheres que pode evoluir para um crime, por isso muitos hostels estão começando a criar quartos compartilhados exclusivamente para mulheres.

Assim fica menos invasivo e muito mais tranquilo ficar em hostels. Por isso nossa dica é sempre buscar quartos exclusivos para mulheres.

Hostel feminino

Outra opção que vem surgindo ainda de forma tímida, são os hostels que só aceitam mulheres, que é uma ótima opção para as viajantes que têm receio do hostel comum.

Acredito que são essas as principais inseguranças e claro as mais graves para os viajantes que querem saber se é seguro se hospedar em um hostel.

Mas a dica é sempre pesquisar, ver as avaliações, os blogs de viagem sobre a hospedagem e ver as hashtags do Instagram do local. Assim você consegue diminuir o risco.

Vale a pena ficar em hostel?

Entrada de um hostel

Eu acredito que depois do tópico acima você deve ter pensado que nunca vai querer se hospedar em um hostel certo? Calma!

Primeiro fique tranquilo, esses problemas podem ocorrer em qualquer lugar e esse post é para estimular vocês a se hospedar em um hostel.

Por isso, agora vai alguns pontos positivos.

Hospedagem mais barata

Sempre você vai encontrar a diária mais barata em um hostel. Isso acontece porque sua proposta é sempre a economia para o viajante.

Se esse tipo de hospedagem não for barata, é melhor se hospedar em um hotel não é verdade?

Amizades

Já pensou em ir para Santiago e fazer amizades com americanos, alemães, ingleses, escocesas e chilenos?

Foi o que aconteceu conosco em um hostel em Santiago do Chile, compramos alguns vinhos, sentamos na sala do hostels e outros viajantes chegaram com queijos e outros com doces.

Resumidamente, o papo voou fizemos amizades incríveis e já temos lugares para se hospedar de graça em vários lugares.

Tem também um benefício oculto, a língua, aprendi um pouco mais do inglês americano, do inglês britânico, um pouquinho de alemão, bastante de espanhol e nem preciso mencionar que isso incrível para o nosso desenvolvimento.

Festas

Tudo é diversão, além de visitar o destino, o hostel é um lugar para se divertir, assim quase todos os dias a equipe promove jogos, festas, churrascos, sempre buscando a interação dos hóspedes.

Viajar sozinha ou sozinho

Outra vantagem que o hostel atende tão bem são os viajantes solos. Nem sempre é legar ficar em um hotel sozinho que além de pagar por duas pessoas, acabam não sendo nosso perfil e um hostel vai ter várias pessoas viajando sozinhas.

Quem se hospeda em hostel?

Antigamente era só pessoas que viajavam de forma bem econômica, atualmente todas as faixas etárias acabam procurando um hostel para se hospedar. 

Mas claro, a maioria predominantes são jovens que buscam se hospedar em hostels. Embora já encontramos casais de idosos se hospedando e senhores de idade viajando sozinhos.

A gente por exemplo busca se hospedar em hostels que têm pelo menos um quarto privativo. Pagamos um pouco mais caro, mas em relação a um hotel bem localizado sai bem mais barato.

Casal fica em hostel?

Sim, muitos casais ficam em hostels e como falei anteriormente a gente também tem preferência para ficar nesse tipo de hospedagem. Os motivos são os valores mais baixos e também a interação que existe lá dentro.

Como é se hospedar em hostel?

É basicamente você ficar na casa de um amigo em outro país que ainda não conhece, com um monte de gente. Não sei se ficou muito confusa essa explicação.

O ambiente animado, clima leve, agitação e claro o valor implicam positivamente para as pessoas escolherem ficar em um hostel.

Essa é a alma do hostel, os funcionários em sua maioria são jovens também portanto tem um felling maior para atender as necessidades dos hóspedes.

O que oferece um hostel?

Isso depende de cada um deles, mas tem alguns que oferece um café da manhã simples, outros oferece também churrasco e festas que estão incluídas ou não no valor da hospedagem.

Também podem oferecer Free Walking pela cidade ou Pub Crawl pago ou não.

O que é um quarto compartilhado?

Quarto compartilhado de um hostel

É um quarto que tem 4 a 16 camas do tipo beliche, para que os viajantes se hospedam da maneira mais barata possível.

Os valores podem variar de 20 reais até 120 reais dependendo do lugar que está visitando.

Quarto privado hostel

Quarto privado do Hostal Forestal em Santiago

Já os quartos privados podem ter banheiro compartilhado ou banheiro privado, isso depende do hostel, mas tudo é discriminado quando você vai fazer a reserva.

Qual a diferença de um hotel para um hostel

Costumo dizer que são hospedagens diferentes e não tem muito como comparar, já o que vai definir essas diferenças são os viajantes de acordo com seu perfil.

Mas algumas diferenças são, em um hostel você vai precisar lavar sua louça, limpar a mesa que está tomando café, limpar sua bagunça após uma festa e deixar o banheiro limpo para o próximo.

Enfim, essas coisas vocês não precisam se preocupar em um hotel.

Onde encontrar um hostel?

Depois dessas informações eu espero que vocês tenham ficado com vontade experimentar esse tipo de acomodação e vou sugerir duas plataformas por onde vocês pode encontrar hostels pelo mundo.

Hostel Booking

O booking tem muitas opções de hospedagem e os hostels estão em peso na plataforma, por isso ele é uma ótima ferramenta. Além dos filtros que ele oferece, você pode ver a avaliação de outros hóspedes que ficaram no lugar.

Assim é possível analisar se o lugar é bom, se é seguro e se também tem café da manhã entre outras opções.

Hostel World

Já o Hostel World é uma plataforma exclusiva de hostels, ele vai mostrar com base no seu destino só as hospedagens desse perfil.

Veja esse vídeo da empresa explicando como funciona uma hospedagem:

Dúvidas sobre hostels?

Tentei abordar várias dúvidas sobre hostels, mas acabam sempre ficando algumas de fora e se a sua ficou de fora, coloque nos comentários para que possamos te ajudar.

Teve uma experiência positiva ou negativa em qualquer hostel? Não deixe de compartilhar nos comentários para ajudar outros viajantes.

Antes de finalizar esse post, não se esqueça de usar nossos links abaixo dos nossos parceiros para nos ajudar a manter o blog ativo e compartilhar mais conteúdos.

ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG

Passagens Aéreas Baratas | Usamos o VIAJANET para comprar nossas passagens aéreas que tem muitas promoções e também oferece parcelamento em até 10x. Compre sua passagem mais barata!

Seguro Viagem | Não coloque em risco sua viagem, contrate sempre um Seguro Viagem para te proteger no destino. Compro o seguro com nosso cupom VIAJARSEMGRANA5 que dá 5% de desconto em qualquer Seguro Viagem da Seguros Promo. Faça sua cotação agora mesmo!

Hospedagem | Usamos o Booking para procurar as hospedagens mais bem avaliadas e sempre com o menor preço. Faça a reserva no Booking!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet para usar no exterior é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a EASYSIM 4U. Use o cupom SEMGRANA10, para ganhar 10% de desconto.

Passeios | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais!