O que é um Free Walking Tour?

O Free Walking Tour é a modalidade de turismo mais barata para conhecer um destino, falo isso porque é gratuito! Sim, você vai participar de um tour pela cidade, descobrir detalhes históricos e curiosidades sobre o lugar. Nesse texto explico mais sobre como funciona o Free Tour e como você pode aproveita-lo da melhor forma.

O que é o Free Walking Tour?

Continua após o Anúncio

É um passeio realizado a pé geralmente pelo centro histórico da cidade, acompanhado por um guia local e faz esse trabalho de forma voluntária. Geralmente é algo mais informal, como um grupo de amigos que se reúnem e decidem fazer os Tours ou uma associação que reúne guias, moradores e pessoas apaixonados pela cidade.

No final do passeio é pedido uma contribuição de qualquer valor caso você avalie que valeu a pena a experiência. Já o valor quem decide dar é você, mesmo que em alguns lugares eles falam de uma contribuição recomendada, o valor da contribuição que decide é você.

Free Tour ou Free Walking Tour?

As duas formas estão certas e são da mesma forma, com um guia local, um ponto de encontro e os turistas andando em média 2 horas pela cidade.

O Free Tour é Gratuito mesmo?

Sim e não! Você pode escolher não dar nenhum dinheiro, mas não seria justo com a pessoa que tirou duas ou três horas para falar sobre a cidade, dar informações históricas, curiosidades, lendas e também dar dicas de lugares para visitar.

Esse tipo de passeio é o que eu mais gosto de fazer quando visito um destino, é sempre feito por uma pessoa apaixonada pela cidade, que além de contar sobre o lugar, você acaba fazendo amizade com outros participantes do Tour.

Como funciona um Free Walking Tour?

A equipe marca um ponto de encontro e um horário que vai iniciar o tour, na maioria dos casos não é necessário agendar. Só chegar no dia e hora marcada e avisar para o guia que vai participar do tour, ali na hora.

Para encontrar o guia, você precisa descobrir como ele vai estar identificado no local, em Santiago por exemplo, eles ficam na Plaza das Armas com uma camiseta vermelha escrito Free Tour, já em Cartagena eles usam um guarda sol vermelho, amarelo ou azul escrito Free Tour.

Como funciona o pagamento do Free Walking Tour?

Como é a base de contribuição e não exige pagamento obrigatório, os turistas podem escolher o quanto vai dar e o mais legal é que é feito de forma discreta. Geralmente o guia começa a passar uma bolsinha onde os participantes vão colocando o dinheiro e quando não tem a bolsa eles pegam o dinheiro e já colocam no bolso sem olhar.

Como saber se o valor é justo?

Bom eu sempre observo o valor médio que as pessoas estão dando e se eu achar que foi justo eu coloco o mesmo valor, se eu achar que vale mais, acabo dando mais dinheiro do que a média da galera.

Como saber se tem Free Tour na cidade que estou visitando?

Eu geralmente vou primeiro no Google e começo a olhar os blogs, sem tem página no Facebook ou site e vejo também se é necessário realizar a reserva. Essa é a melhor forma de saber se tem ou não Free Tour no destino.

Onde já participamos o Free Walking Tour?

Já fizemos Free Walking tour em diversas cidade pelo mundo e aqui alguns dos passeios que mais gostamos.

Free Walking Tour Santiago

Guia ao lado de um monumento falando sobre a história de Santiago
Guia do Free Tour ao lado de um monumento explicando sobre Santiago

Esse foi o nosso primeiro Free Walking Tour que fizemos, o passeio durou em média 2 horas e se inicia na Plaza das Armas, centro de Santiago. Fizemos e adoramos, acabamos fazendo amizade com o guia que e ele nos deu várias dicas de Santiago.

Veja como foi nosso Free Walking Tour de Santiago

Free Walking Tour Porto Alegre

Voluntários do Free Walking Tour Porto Alegre finalizando passeio
Voluntários finalizando o passeio no centro de cultura Mario Quintana

O Free Walking Tour de Porto Alegre é realizado por voluntários que se reúne todos os sábado para mostrar a cidade para os turistas. O passeio dura em média 1h30 e no final do passeio eles pedem alguma contribuição com base na experiência que tiveram.

Os passeios só acontecem aos Sábados e se estiver chovendo, não tem o tour. O ponto de encontro é na Praça XV de Novembro em frente ao Mercado Público às 11h. Veja a página do Tour no Facebook.

Continua após o Anúncio

Free Walking Tour Curitiba

Voluntária do Free Tour Curitiba em um momento durante o passeio
Voluntária do Free Tour explicando sobre um dos monumentos da cidade de Curitiba

O Curitiba Free tour é feito por voluntários da UFPR que são apaixonados pela cidade. O tour dura em média 1h30 e passa por boa parte do centro histórico da cidade.

Os passeios de Curitiba só ocorrem aos Sábados às 11h e só acontece quando não está chovendo. O ponto de encontro é na Praça Santos Andrade, na escadaria da UFPR. Veja a página do Tour no Facebook.

Free Walking Tour Cartagena das Índias

Guia explicando detalhes da construção da cidade de cartagena
Guia explicando detalhes arquitetônicos da cidade amuralhada em Cartagena

Na cidade de Cartagena das Índias tem pelo menos 3 empresas que fazem o Free Tour na cidade e cada uma delas passa uma visão diferente do lugar e por isso fizemos quatro free tours.

Fizemos o Free Tour que foca mais nas praças e nas rotas dos escravos, outro tour que fizemos é sobre o bairro que os escravos moravam e também fizemos um de comida regional.

Veja aqui nosso texto sobre todos os Free Tour disponíveis em Cartagena das Índias e qual o melhor.

Free Walking Tour na cidade do Porto

Esse Free Walking é bem legal de participar quando visitar a cidade do Porto. O passeio dura em média 3 horas e o guia conta de maneira bem intuitiva a história sobre a cidade e o país.

Guia no Free Walking Tour no Porto

Free Walking Tour em Lisboa

O Free Walking é realizado em Lisboa foi um dos que eu mais gostei que já fiz até hoje, isso porque o nosso guia era muito bom.

Guia no Free Walking Tour em Lisboa

Free Walking Tour São Paulo

Participamos desse Free Walking em São Paulo e em média dura quase 4 horas. O trajeto é todo pelo centro histórico da cidade.

Guia no Free Walking Tour em São Paulo

Quais cidades tem Free Walking Tour

As principais capitais do Brasil e do mundo tem Free Walking Tour, você só precisa procurar na internet, verificar se precisa colocar seu nome na lista, ver o local e horário e chegar na hora marcada e aproveitar o passeio.

Outros tipos de Free Tours

Embora o passeio a pé pela cidade histórica seja o mais popular, cada dia que passa vem se popularizando outros tipos de tour e vou falar aqui sobre eles.

Free Food Tour

Esse é bem legal já que você vai experimentar a culinária local com um guia especializado e recebendo informações sobre sabores e tradições locais.

Pub Crawl

Esse tipo de tour é voltada para a vida noturna. O Pub Crawl faz a gente ir a pé andando pela cidade, entrando em várias baladas e bares com estilos diferentes de música.

Dúvidas sobre o Free Walking Tour?

Gostou dessa modalidade de passeio? Ficou com alguma dúvida? Coloque nos comentários.

Continua após o Anúncio

Você pode gostar também
Comentários

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais!